Welcome to my commonplace blog

The goal of this blog is to preserve a few ideas and quotes from books I read. In the old days when books were not so readily available, people kept "commonplace books" where they copied choice passages they wanted to be able to remember and perhaps reuse. The idea got picked up by V.F.D. and it's common knowledge that most of that organization's volunteers have kept commonplace books, and so have Laura and I.

I'm sure there are many other Internet sites and blogs dedicated to the same idea. But this one is mine. Feel free to look around and leave comments, but not spam.

04 June 2011

Esaú e Jacó (Machado de Assis)

Mais um de Machado de Assis.


Quotes:

Explicações comem tempo e papel, demoram a ação e acabam por enfadar. O melhor é ler com atenção.

O que o berço dá só a cova o tira, diz um velho adágio nosso.

Tudo irá como se realmente visses jogar a partida entre pessoa e pessoa, ou mais claramente, entre Deus e o Diabo.

Pela minha parte creio na ciência como na poesia, mas há exceções, amigo. Sucede, às vezes, que a natureza faz outra coisa, e nem por isso as plantas deixam de crescer e as estrelas de luzir. O que se deve crer sem erro é que Deus é Deus; e, se alguma rapariga árabe me estiver lendo, ponha-lhe Alá. Todas as línguas vão dar ao Céu.

Nele a política era menos uma opinião que uma sarna; precisava coçar-se a miúdo e com força.

O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio.

A sonata trazia a sensação da falta absoluta de governo, a anarquia da inocência primitiva naquele recanto do Paraíso que o homem perdeu por desobediente, e um dia ganhará, quando a perfeição trouxer a ordem eterna e única. Não haverá então progresso nem regresso, mas estabilidade.

A namoradeira de ofício é a planta das esperanças, e alguma vez das realidades, se a vocação o impõe e a ocasião o permite.

Não só de fé vive o homem, mas também de pão e seus compostos e similares.

Que os segredos, amiga minha, também são gente; nascem, vivem e morrem.

Aires não tinha aquele triste pecado dos opiniáticos; não lhe importava ser ou não aceito.

Ouvindo esta conclusão, Aires fez um gesto afirmativo, e chamou a atenção de Natividade para a cor do céu, que era a mesma, antes e depois da chuva. Supondo que havia nisto algo simbólico, ela entrou a procurá-lo, e o mesmo farias tu, leitor, se lá estivesses; mas não havia nada.

O imprevisto é uma espécie de deus avulso, ao qual é preciso dar algumas ações de graças; pode ter voto decisivo na assembléia dos acontecimentos.

No comments:

Post a Comment