Welcome to my commonplace blog

The goal of this blog is to preserve a few ideas and quotes from books I read. In the old days when books were not so readily available, people kept "commonplace books" where they copied choice passages they wanted to be able to remember and perhaps reuse. The idea got picked up by V.F.D. and it's common knowledge that most of that organization's volunteers have kept commonplace books, and so have Laura and I.

I'm sure there are many other Internet sites and blogs dedicated to the same idea. But this one is mine. Feel free to look around and leave comments, but not spam.

24 January 2013

Quincas Borba (Machado de Assis)

Talvez o melhor livro de Machado. Pós-moderno como sempre, cronista da loucura humana que passa por vida normal.


Quotes:

Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

Quincas Borba chorava pelo outro Quincas Borba. Não quis vê-lo à saída. Chorava deveras; lágrimas de loucura ou de afeição, quaisquer que fossem, ele as ia deixando pela boa terra mineira, como o derradeiro suor de uma alma obscura, prestes a cair no abismo.

Humanitas é o princípio. Há nas coisas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível, — ou, para usar a linguagem do grande Camões:   Uma verdade que nas coisas anda, Que mora no visíbil e invisíbil.   Pois essa substância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem.

esquece a dor, crê na esperança.

Quem conhece o solo e o subsolo da vida, sabe muito bem que um trecho de muro, um banco, um tapete, um guarda-chuva, são ricos de idéias ou de sentimentos, quando nós também o somos, e que as reflexões de parceria entre os homens e as coisas compõem um dos mais interessantes fenômenos da terra.

A expressão: "Conversar com os seus botões", parecendo simples metáfora, é frase de sentido real e direto. Os botões operam sincronicamente conosco; formam uma espécie de senado, cômodo e barato, que vota sempre as nossas moções.

"Há entre o céu e a terra, Horácio, muitas coisas mais do que sonha a vossa vã filantropia".

Rubião precisava de um pedaço de corda que o atasse à realidade, porque o espírito sentia-se outra vez presa da vertigem.

Eia! chora os dois recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso ri-te! É a mesma coisa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens.

No comments:

Post a Comment